1. Identificação | |
Tipo de Referência | Relatório (Report) |
Site | mtc-m21d.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34T/47P23HE |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21d/2022/10.05.15.02 |
Última Atualização | 2022:10.05.15.02.12 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21d/2022/10.05.15.02.12 |
Última Atualização dos Metadados | 2023:01.03.16.46.20 (UTC) administrator |
Chave de Citação | SilvaArcoBranRaym:2022:LuEdAm |
Título | Antropoceno, transição para a sustentabilidade e mudanças climáticas: o lugar da educação ambiental (scoping review) |
Projeto | Antropoceno, transição para a sustentabilidade e mudanças climáticas: o lugar da educação ambiental |
Ano | 2022 |
Data de Acesso | 18 maio 2024 |
Tipo | RPQ |
Número de Páginas | 38 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 692 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Silva, Marília Lislaine Alves 2 Arcoverde, Gustavo Felipe Balué 3 Branco, Evandro Albiach 4 Raymundo, Maria Henriqueta Andrade |
Grupo | 1 2 DIIAV-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR 3 DIIAV-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Faculdade de Tecnologia Estadual (FATEC) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 4 Faculdade de Tecnologia Estadual (FATEC) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 mariliaalves.geo@gmail.com 2 gustavo.arcoverde@inpe.br 3 evandro.albiach@inpe.br 4 marilia.silva6@fatec.sp.gov.br |
Endereço de e-Mail | mariliaalves.geo@gmail.com |
Instituição | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2022-10-05 15:02:39 :: simone :: -> 2022 2022-10-05 15:03:38 :: simone -> administrator :: 2022 2022-10-08 00:33:19 :: administrator -> simone :: 2022 2022-12-05 17:32:38 :: simone -> administrator :: 2022 2023-01-03 16:46:20 :: administrator -> simone :: 2022 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | educação ambiental ciências do sistema terrestre ciências da transição sustentabilidade mudanças climáticas scoping review environmental education earth system sciences sciences of transition sustainability climate change |
Resumo | A Educação Ambiental busca a construção de competências e valores para a conservação ambiental, fator primordial para a qualidade de vida saudável e sustentável. Essa ocorre por meio da discussão do cenário socioambiental atual, para motivar novas posturas dos envolvidos diante das relações entre o ser humano e o meio. Portanto, neste trabalho, estima-se como objetivo de pesquisa apresentar um banco de dados sobre a Educação Ambiental (EA) e sua relação com a Ciência do Sistema Terrestre (Earth System Science), a Ciência da Sustentabilidade (Sustainability Science), e com a Emergência Climática. O procedimento adotado para conduzir esse estudo foi a realização de um Scoping Review (Revisão de Escopo) da literatura, a partir da adaptação do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews - PRISMA. Onde foram coletados artigos científicos/livros na base de dados SciELO, CAFe, SCOPUS e Google Academic, esses foram compilados, classificados de acordo com as diferentes descrições e os dados obtidos sintetizados. Como resultado, a revisão apresenta um levantamento dos principais autores e tipos de publicações (livros e periódicos). Dentro do estudo como atividade complementar será definido as categorias analíticas para as abordagens dos materiais dentro do banco de dados, e as categorias de cada pesquisa com uma representação por meio de uma Análise Bibliométrica. Os resultados obtidos até o presente momento, mostram as limitações no campo de pesquisa do tema necessitando-se ser mais explorada e aplicada nos diversos contextos para que se possa alcançar uma conscientização ambiental, e também nota-se que o trabalho apresentou aspectos que se encaixam em mais de uma categoria ou subcategoria. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir para a identificação de lacunas da Educação Ambiental dentro dos temas e suas relações e motivar novas pesquisas e projetos sobre a temática. ABSTRACT: Environmental Education seeks to build skills and values for environmental conservation, a key factor for a healthy and sustainable quality of life. This occurs through the discussion of the current socio-environmental scenario, to motivate new attitudes of those involved in the face of the relationship between the human being and the environment. Therefore, in this work, it is estimated as a research objective to present a database on Environmental Education (EE) and its relationship with Earth System Science, Sustainability Science, and Climate Emergency. The procedure adopted to conduct this study was to carry out a Scoping Review of the literature, based on the adaptation of the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews - PRISMA protocol. Where scientific articles/books were collected in the SciELO, CAFe, SCOPUS, and Google Academic databases, these were compiled and classified according to the different descriptions, and the data obtained was synthesized. As a result, the review presents a survey of the main authors and types of publications (books and journals). Within the study as a complementary activity, the analytical categories will be defined for the approaches of the materials within the database, and the categories of each research with a representation through a Bibliometric Analysis. The results obtained until the present moment, show the limitations in the field of research of the theme, needing to be more explored and applied in different contexts so that environmental awareness can be achieved, and it is also noted that the work presented aspects that fit in more than one category or subcategory. It is believed that the results presented can contribute to the identification of gaps in Environmental Education within the themes and their relationships and motivate new research and projects on the subject. |
Área | CST |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Antropoceno, transição para... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > COEPE > PIBIC/PIBITI 2022 > Antropoceno, transição para... |
Arranjo 3 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2022 > Antropoceno, transição para... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/47P23HE |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/47P23HE |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Relatorio_Final_PIBIC_2021_2022_Marilia_Lislaine_Alves_Silva.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Visibilidade | shown |
Detentor dos Direitos | originalauthor yes |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/46KUATE 8JMKD3MGPDW34P/47KJQBP |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/09.14.20.14 3 |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2021/06.04.03.40 |
|
6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq. |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel dissemination doi edition format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup recipient reportnumber resumeid schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|