Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/47P23HE
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2022/10.05.15.02
Última Atualização2022:10.05.15.02.12 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2022/10.05.15.02.12
Última Atualização dos Metadados2023:01.03.16.46.20 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoSilvaArcoBranRaym:2022:LuEdAm
TítuloAntropoceno, transição para a sustentabilidade e mudanças climáticas: o lugar da educação ambiental (scoping review)
ProjetoAntropoceno, transição para a sustentabilidade e mudanças climáticas: o lugar da educação ambiental
Ano2022
Data de Acesso18 maio 2024
TipoRPQ
Número de Páginas38
Número de Arquivos1
Tamanho692 KiB
2. Contextualização
Autor1 Silva, Marília Lislaine Alves
2 Arcoverde, Gustavo Felipe Balué
3 Branco, Evandro Albiach
4 Raymundo, Maria Henriqueta Andrade
Grupo1
2 DIIAV-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
3 DIIAV-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Faculdade de Tecnologia Estadual (FATEC)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
4 Faculdade de Tecnologia Estadual (FATEC)
Endereço de e-Mail do Autor1 mariliaalves.geo@gmail.com
2 gustavo.arcoverde@inpe.br
3 evandro.albiach@inpe.br
4 marilia.silva6@fatec.sp.gov.br
Endereço de e-Mailmariliaalves.geo@gmail.com
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2022-10-05 15:02:39 :: simone :: -> 2022
2022-10-05 15:03:38 :: simone -> administrator :: 2022
2022-10-08 00:33:19 :: administrator -> simone :: 2022
2022-12-05 17:32:38 :: simone -> administrator :: 2022
2023-01-03 16:46:20 :: administrator -> simone :: 2022
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveeducação ambiental
ciências do sistema terrestre
ciências da transição
sustentabilidade
mudanças climáticas
scoping review
environmental education
earth system sciences
sciences of transition
sustainability
climate change
ResumoA Educação Ambiental busca a construção de competências e valores para a conservação ambiental, fator primordial para a qualidade de vida saudável e sustentável. Essa ocorre por meio da discussão do cenário socioambiental atual, para motivar novas posturas dos envolvidos diante das relações entre o ser humano e o meio. Portanto, neste trabalho, estima-se como objetivo de pesquisa apresentar um banco de dados sobre a Educação Ambiental (EA) e sua relação com a Ciência do Sistema Terrestre (Earth System Science), a Ciência da Sustentabilidade (Sustainability Science), e com a Emergência Climática. O procedimento adotado para conduzir esse estudo foi a realização de um Scoping Review (Revisão de Escopo) da literatura, a partir da adaptação do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews - PRISMA. Onde foram coletados artigos científicos/livros na base de dados SciELO, CAFe, SCOPUS e Google Academic, esses foram compilados, classificados de acordo com as diferentes descrições e os dados obtidos sintetizados. Como resultado, a revisão apresenta um levantamento dos principais autores e tipos de publicações (livros e periódicos). Dentro do estudo como atividade complementar será definido as categorias analíticas para as abordagens dos materiais dentro do banco de dados, e as categorias de cada pesquisa com uma representação por meio de uma Análise Bibliométrica. Os resultados obtidos até o presente momento, mostram as limitações no campo de pesquisa do tema necessitando-se ser mais explorada e aplicada nos diversos contextos para que se possa alcançar uma conscientização ambiental, e também nota-se que o trabalho apresentou aspectos que se encaixam em mais de uma categoria ou subcategoria. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir para a identificação de lacunas da Educação Ambiental dentro dos temas e suas relações e motivar novas pesquisas e projetos sobre a temática. ABSTRACT: Environmental Education seeks to build skills and values for environmental conservation, a key factor for a healthy and sustainable quality of life. This occurs through the discussion of the current socio-environmental scenario, to motivate new attitudes of those involved in the face of the relationship between the human being and the environment. Therefore, in this work, it is estimated as a research objective to present a database on Environmental Education (EE) and its relationship with Earth System Science, Sustainability Science, and Climate Emergency. The procedure adopted to conduct this study was to carry out a Scoping Review of the literature, based on the adaptation of the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews - PRISMA protocol. Where scientific articles/books were collected in the SciELO, CAFe, SCOPUS, and Google Academic databases, these were compiled and classified according to the different descriptions, and the data obtained was synthesized. As a result, the review presents a survey of the main authors and types of publications (books and journals). Within the study as a complementary activity, the analytical categories will be defined for the approaches of the materials within the database, and the categories of each research with a representation through a Bibliometric Analysis. The results obtained until the present moment, show the limitations in the field of research of the theme, needing to be more explored and applied in different contexts so that environmental awareness can be achieved, and it is also noted that the work presented aspects that fit in more than one category or subcategory. It is believed that the results presented can contribute to the identification of gaps in Environmental Education within the themes and their relationships and motivate new research and projects on the subject.
ÁreaCST
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Antropoceno, transição para...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > COEPE > PIBIC/PIBITI 2022 > Antropoceno, transição para...
Arranjo 3urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2022 > Antropoceno, transição para...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 05/10/2022 12:02 1.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/47P23HE
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/47P23HE
Idiomapt
Arquivo AlvoRelatorio_Final_PIBIC_2021_2022_Marilia_Lislaine_Alves_Silva.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Detentor dos Direitosoriginalauthor yes
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/46KUATE
8JMKD3MGPDW34P/47KJQBP
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/09.14.20.14 3
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel dissemination doi edition format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup recipient reportnumber resumeid schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar